Você sabe Oque é um trânsponder?

 Oque é um Transponder ?  O transponder (amálgama de transmitter-responder) é um dispositivo de comunicação eletrônico complementar de automação e cujo objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma frequência diferente ou transmitir de uma fonte uma mensagem pré-determinada em resposta à outra pré-definida “de outra fonte”.[1] Eles são usados também na codificação de TV via satélite.

 

Você sabe Oque é um trânsponder?

Modelo de um Transponder utilizado para sinalização de embarcações.

Oque é um Transponder ?  O transponder (amálgama de transmitter-responder) é um dispositivo de comunicação eletrônico complementar de automação e cujo objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma frequência diferente ou transmitir de uma fonte uma mensagem pré-determinada em resposta à outra pré-definida “de outra fonte”.[1] Eles são usados também na codificação de TV via satélite.

O sistema, semelhante a um radar diferenciado, é relativamente antigo e foi muito usado na década de 60 nas estradas dos Estados Unidos (como medida de conforto e segurança) na inversão automática dos faróis alto e baixo, ou médios e máximos dos automóveis.

 

unnamed

O transponder é um transmissor de rádio na cabine do piloto, que se comunica através de um radar de solo com o controle de tráfego aéreo.[2] Recebe o transponder um sinal de radar, que envia os dados, que contêm, entre outras coisas, a identificação da aeronave, a sua velocidade, a altitude e posição. Se o transponder estiver desligado, o equipamento irá desaparecer do radar secundário, permanecendo visível no radar primário.[2]

 

Mais sobre transponder:

 

Instalados em aeronaves, esses dispositivos respondem a sinais interrogadores emitidos pelo transmissor do radar secundário, enviando em resposta sinais que podem conter informações codificadas, como por exemplo identificação e altitude da aeronave; são essenciais para o controle efetivo do tráfego aéreo, além de possibilitar a distinção de uma aeronave inimiga de uma aliada em seu emprego militar. A utilização deste tipo de dispositivo contorna algumas limitações de radares convencionais como baixa refletividade e falta de posicionamento vertical.

satelite-isolado-no-fundo-branco_149267-58

 

Nos anos 90 surgiram transponders capazes de codificar informações de forma digital (Mode S), possibilitando assim a troca de informações de posição e movimento diretamente entre aeronaves. Tais modelos são parte fundamental dos sofisticados sistemas de anticolisão ou TCAS, que desde os anos 90 passaram a ser obrigatórios nas aeronaves de transporte aéreo comercial, jatos e aeronaves com mais de 5700Kg ou 19 assentos.

 

Saiba como funciona o transponder

Transponder é a junção de dois termos em inglês: transmitter e responder. Ou seja, basicamente ele é composto de um componente que emite sinais de radiofrequência até outro componente que os recebe.

Se esse sinal for alterado por um agente externo no meio do caminho, o componente receptor acusa e executa uma ação, que pode ser o disparo de um alarme, corte ou bloqueio do funcionamento do veículo etc.

Essa tecnologia é utilizada em diversos dispositivos, principalmente os ligados à segurança, como radares, sensores antifurto de lojas e nas chaves automotivas modernas, como já comentamos.

 

 

 

Conheça os 2 tipos de transponder

Existem no mercado dois tipos diferentes de transponder. Vamos entender melhor como eles funcionam.

1. Transponder programável

Esse tipo de transponder possui um código previamente configurado. Para pareá-lo com um veículo, é preciso programar esse mesmo código em seu computador de bordo. O procedimento pode ser feito por meio de uma ferramenta de diagnóstico “on board”.

2. Transponder clonável

O transponder clonável não possui nenhum código gravado em sua memória. Por isso, ele pode ser usado para se fazer uma cópia de uma chave original. Ele também é conhecido como transponder de leitura e escrita.

Os transponders de utilização automotiva costumam operar em baixas frequências, entre 125kHz e 134kHz. Isso porque os veículos criam ambiente com muito ruído, fazendo com que essa faixa de frequência seja a ideal para o funcionamento adequado do transponder.

 

Transponder (satélite de comunicação)

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 

Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

transponder de um satélite de comunicações é um conjunto de unidades interligadas que formam um canal de comunicação entre o receptor e as antenas de transmissão. É usado principalmente em comunicações por satélites para transferir sinais recebidos.[1]

transponder-do-canal Oque é um trânsponder?

Oque é um trânsponder?

Um transponder é tipicamente composto por:

  • Um dispositivo de limitação de banda de entrada (um filtro passa-faixa)
  • Uma entrada de amplificador de baixo ruído (LNA), para amplificar o sinais recebidos a partir da estação terrestre (normalmente fraca devida às grandes distâncias)
  • Um conversor de frequência (normalmente composto por um oscilador e um misturador de frequência) utilizado para converter a frequência do sinal recebido para a frequência necessária para que o sinal seja transmitido
  • Uma saída do filtro passa-faixa
  • Um amplificador de potência (pode ser um tubo de deslocação de onda ou um amplificador de estado sólido)

Entendeu como funciona e quais os tipos de transponder disponíveis?

Se você gostou e quer receber nossos próximos posts em primeira mão, assine agora a nossa newsletter! Fed de notícias

Saiba mais : https://chiptronic.com.br/blog/conheca-os-2-tipos-de-transponder

 

Comentarios nas postagens

Comente abaixo

Postagem Anterior Próxima Postagem

Comentario com facebook

- CURSO ONLINE - ELÉTRICA PREDIAL